terça-feira, 2 de junho de 2009

Não utilize Silicone e Similares na motocicleta

A lavagem da motocicleta acima de tudo deve ser visto como uma atividade que visa à conservação da motocicleta, portanto a limpeza deve ser natural evitando-se o uso de produtos que naturalmente não fazem parte dessas peças.
Muitos motociclistas têm habito de usar silicone e similares após a lavagem da motocicleta durante a etapa do acabamento.
Como silicone e similares entenda-se: silicone liquida, silicone spray, silicone gel (Box), e as ceras para painéis de veículos.
O objetivo de quem usa esses produtos é dar brilho nas peças e tentar “esconder” a sujeira em peças e locais que não foram corretamente lavados, como peças pretas, plásticos escuros, cabos, mangueiras e pneus.
A forma correta de proteger sua moto é lavar e secar bem, evitando-se o uso de produtos que fiquem acumulados sobre as peças. A lavagem correta deve ser “clean” e não cheia de “maquiagens”.
Ao utilizar esses produtos, num primeiro momento o efeito visual é bom, mas é necessário considerar os seguintes aspectos negativos:
1 – As peças ficam aderentes e pegajosas, não sendo nada agradável encostar ou passar as mãos nelas.
2 – O efeito visual “bonito” passa rápido e essas peças irão “feias” rapidamente.
3 – Os locais que recebem o silicone e similares aderem ao pó e a sujeira com muita facilidade, ficando mais difícil sua limpeza na próxima lavagem.
4 – No pneu alem do inconveniente de grudar muita sujeira, ainda existe o risco do produto escorrer para a banda de rodagem e provocar uma queda do motociclista.
5 – Os plásticos pretos e escuros que recebem esse produto, após a ação do sol e da chuva ficam com manchas (tipo escorrido) que são de difícil remoção.
6 – O silicone e similares não são lubrificantes, e dessa forma não protegem as peças e ainda podem provocar o ressecamento de determinadas peças da motocicleta.
7 – Esses produtos acumulam sujeira sobre as peças na forma de sedimentos e micro sedimentos, por sua vez esses sedimentos funcionam como retentores de umidade, responsáveis pelo inicio do processo de oxidação nas peças metálicas.
8 – Quando se repete esse processo muitas vezes, as peças vão se recobrindo por diversas camadas alternadas de produto e sujeira que vão se fundindo nas peças, e a partir de certo momento será impossível limpá-las completamente.

Tomás André dos Santos - tasmotos

2 comentários:

Youssef disse...

Muito bom o seu blog amigo, grande abraço.

Eletrochave disse...

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