quarta-feira, 3 de junho de 2009

Os Filtros na Conservação da Motocicleta

Assim como nos automóveis, as motocicletas também são equipadas com filtros de ar, óleo e combustível. Dessa forma a correta conservação e a manutenção (troca e limpeza) adequada dos filtros são essenciais para garantir o bom funcionamento, a conservação e a longevidade do motor. O filtro de ar é essencial para a durabilidade da motocicleta, pois tem a função de separar e eliminar as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão. Sem esse filtro, o consumo de combustível da motocicleta aumenta, eleva os índices de poluição e contribui para o desgaste excessivo das partes móveis como os pistões, anéis, bielas, cilindros e virabrequim. Retirar o filtro de ar e rodar sem ele ocasiona danos para a motocicleta e ambiente, tais como a destruição prematura do motor, aumento do ruído emitido contribuindo para a poluição sonora e sujeitando o condutor a sofrer as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. A substituição dos filtros de ar deve ser realizada de acordo com as recomendações do fabricante, estipuladas no manual da motocicleta.
O filtro de combustível atua na retenção de sujeiras encontradas na gasolina, evita o entupimento da agulha de injeção, responsável pelo transporte do combustível para o motor, carburadores e bicos injetores. Para as motocicletas com injeção eletrônica ocasiona, além dos problemas acima, a queima da bomba de combustível. Uma motocicleta sem este filtro fica vulnerável aos contaminantes presentes nos combustíveis, podendo comprometer o sistema de injeção ou alimentação. A utilização correta do Filtro de Combustível ajuda a prolongar a vida útil do motor. Outro fator muito importante e decisivo para o bom desempenho e durabilidade dos motores das motocicletas é a qualidade do combustível utilizado.
O filtro do óleo, por sua vez, impede a circulação do óleo contaminado e das partículas metálicas que são desprendidas pelo atrito entre as peças. A correta manutenção e troca do filtro do óleo contribui para o aumento da vida útil do motor. A troca desse filtro deve ser realizada rigorosamente conforme orientação dos fabricantes indicada no manual do proprietário. Caso a troca do filtro não seja feita de maneira correta a durabilidade do óleo novo é drasticamente reduzida, o que ira por sua vez ira implicar diretamente na durabilidade do motor da motocicleta.

Atualmente todas as motocicletas com mais de 250 cc são equipadas de fabrica com filtros do ar, óleo e combustível. Motocicletas com menor cilindrada contam obrigatoriamente com filtro de ar e óleo e a maioria também já vem de fabrica com filtro de combustível em algumas o filtro de óleo é lavável.

A maioria dos fabricantes recomenda a troca dos filtros ao invés da sua limpeza. Alem de não retirar completamente toda a sujeira impregnada, a limpeza com ar comprimido pode ocasionar o rompimento do papel nos filtros de ar, permitindo a passagem de ar sujo para a câmara de combustão, aumentando o consumo de combustível, contaminando o óleo e desgastando as partes móveis do motor, o que diminui sua vida útil. A prática da manutenção preventiva e o constante cuidado são ações que impedem o desgaste precoce do motor e melhoram o desempenho da motocicleta. Realizar a troca dos filtros do ar, óleo e combustível, respeitando os prazos indicados pela montadora, ajuda a economizar tempo e dinheiro.

Tomás André dos Santos - tasmotos

Nenhum comentário: