terça-feira, 9 de junho de 2009

Conservação das Motocicletas Inativas

A motocicleta deve ser utilizada diariamente. Não fique muito tempo sem utilizar sua motocicleta. Um dos fatores mais importantes para a conservação das motocicletas é o seu uso freqüente. Deixá-la sem uso por um certo tempo é prejudicial para diversos componentes como: pneus, tanque de combustível, carburadores, filtros, conjunto de transmissão secundaria, bateria, e outros. Caso seja realmente necessário manter sua motocicleta em inatividade por um certo período observe as seguintes dicas, conforme o período de tempo estimado que a motocicleta for ficar parada:

Orientações básicas para qualquer período de tempo:

Troque o óleo do motor e o filtro de óleo e faça a motocicleta funcionar por alguns segundos antes de deixá-la totalmente parada. Lave a corrente, coroa e pinhão, com a mistura de sabão liquido e querosene, até que seja removida toda lubrificação antiga. Seque bem esses componentes com compressor e deixe um pouco sob a ação do sol. Em seguida lubrifique muito bem utilizando um pincel ou escova de dente toda a corrente de transmissão com óleo SAE 90. É importante o óleo fique envolvendo totalmente a corrente, pois os locais que ficarem sem a proteção do óleo irão enferrujar.

Faça uma lavagem detalhada e completa na motocicleta. Seque bem as partes de difícil acesso com compressor, seque as demais peças com panos secos e limpos e deixe um pouco no sol. A seguir aplique uma camada de cera a base de carnaúba em todas as superfícies pintadas e cromadas.

Lubrifique internamente com óleo todos os cabos de controle.

Alguns parafusos ou componentes metálicos da moto, por não serem originais ou pela idade tem tendência a oxidar com mais facilidade, identifique esses parafuso e com um pincel aplique uma graxa lubrificante de boa qualidade ou óleo de motor sobre eles.

Faça a calibragem os pneus com as pressões recomendadas pelo fabricante. Apóie a motocicleta sobre o cavalete central, e utilize um calço de modo que os pneus não toquem o solo.

Se cães ou gatos tiverem acesso ao local onde a moto for ficar parada, então encha quatro garrafas pets de 2 litros com água mantendo uma em cada lado das laterais das rodas. Isso fará com que esses animais façam suas necessidades nas garrafas e não nas rodas.

Deixe o motor esfriar de um dia para outro e então cubra a motocicleta com uma capa apropriada, não utilize capas plásticas, pode ser até um lençol, que é mais recomendado porque a motocicleta poderá “respirar”. Guarde-a em local seco e arejado e que tenha alterações mínimas de temperatura. Nunca deixe guardada em local que ela fique exposta diretamente ao sol.

Períodos curtos (menores que trinta dias):

Complete o tanque de gasolina até no maximo que puder, feche bem a tampa e mantenha a torneira de combustível na posição Of.

Solte os terminais dos cabos da bateria, envolvendo-os com graxa, recoloque os parafusos nos pólos da bateria e recubra com graxa os dois pólos da bateria. Se necessário complete o nível do eletrólito.

Períodos longos (superiores há trinta dias):

Esvazie o tanque de combustível e drene o carburador. Pulverize no interior do tanque um produto anticorrosivo e feche bem a tampa. Nesse caso a drenagem do carburador é muito importante para evitar que o combustível se deteriore e comprometa o funcionamento perfeito do motor quando a motocicleta voltar a ser utilizada. Lembrando que a gasolina é altamente inflamável, não esqueça de tomar todos cuidados necessários para evitar incêndios durante essas atividade com o tanque e o carburador.
Remova a vela de ignição e coloque uma pequena quantidade (15 a 20 cm³) de óleo de motor limpo no interior do cilindro. Acione o motor de partida durante alguns segundos para distribuir o óleo e reinstale a vela de ignição. Para prevenir danos no sistema de ignição, quando acionar a partida, o interruptor de emergência deve ser colocado na posição Off e a vela de ignição colocado no supressor e encostada no cilindro (aterrada).

Solte os terminais dos cabos da bateria, envolvendo-os com graxa, recoloque os parafusos nos pólos da bateria e recubra com graxa os dois pólos da bateria. Se necessário complete o nível do eletrólito. Remova a bateria e guarde-a em um local que não esteja exposto a temperaturas muito baixas ou a raios diretos do sol. Passe a verificar o nível do eletrólito e recarregar a bateria uma vez por mês.

Se possível, reveja periodicamente a calibragem dos pneus.

Ao voltar a utilizar a motocicleta:

Execute uma lavagem completa e detalhada na motocicleta, não esquecendo de remover com querosene a lubrificação de graxa ou óleo feita para proteção de algumas peças ou parafusos.

Troque o óleo do motor caso a motocicleta tenha ficado parada por um período superior a quatro meses.

Verifique a calibragem dos pneus, deixando-os com a pressão recomendada pelos fabricantes.

Verifique o nível do eletrólito da bateria. Se necessário, faça a recarga da bateria usando carga lenta.
Caso o período foi muito longo e o tanque de combustível foi drenado, com um pouco de gasolina lave o interior do tanque de combustível e abasteça-o com gasolina nova de boa qualidade.
Após fazer a motocicleta funcionar novamente, execute um teste conduzindo a motocicleta em baixa velocidade em local seguro e afastado do tráfego.

Detalhe importante sobre a Gasolina:

A discussão sobre a vida útil da gasolina é enorme. Segundo alguns, por ser derivada de petróleo ela tem validade infinita. Mas todos concordam que com o passar do tempo ela perde bastante seu poder de combustão. Somente sua armazenagem a vácuo em local não corrosivo consegue manter suas características por mais tempo. Em muitas discussões tem se chegado a um consenso da validade que leve em conta seu poder de combustão num período estimado entre três meses a dois anos. Nos automóveis e nas motocicletas o problema fica por conta dos diferentes tipos de metais e materiais onde ela tem contato. Na pratica a ação química dela com esses materiais é que poderá comprometê-la, iniciando o processo de corrosão desses locais. Importante ressaltar que estamos falando de gasolina de boa qualidade, se a mesma for adulterada e estiver com solventes, então a coisa é bem mais complicada. Por segurança, resolvi então estipular o prazo acima na faixa dos trinta dias, mas acredito que ela pode ficar armazenada por mais tempo no tanque, desde que a gasolina seja de boa qualidade, e que o tanque esteja completamente cheio e bem vedado.

Tomás André dos Santos - tasmotos