quinta-feira, 21 de maio de 2009

A Lavagem na Conservação de sua Motocicleta

Muitos motociclistas acreditam que lavam sua motocicleta para deixá-la bonita, isso é uma verdade, mas nesse ato eles também estão cuidando da conservação e da manutenção da motocicleta. Quando você lava pessoalmente sua moto, você terá contato direto com todas as peças e partes da moto, podendo observá-las com mais atenção, percebendo muitas coisas que no uso diário, não notaria, como uma peça solta ou quebrada, por exemplo. Portanto a lavagem periódica completa, mais que o embelezamento, visa à conservação da motocicleta. Para tomar a decisão de lavar a moto, deve-se avaliar o estado geral de conservação da mesma, ou seja, examiná-la em profundidade, como motor, transmissão, quadro, rodas, etc. Não se deve deixá-la muitos meses ou anos sem uma lavagem completa, pois os sedimentos e micro-sedimentos com o passar do tempo vão se “fundindo” nas peças e a partir de um certo tempo será impossível removê-los. Se a moto estiver conservada e suas peças realmente limpas, ao sujar por causa de uma chuva, por exemplo, basta fazer uma rápida lavagem e enxugar que ela ficara novamente bonita. Mas se a moto ficar muitos meses ou anos sem ser devidamente lavada e conservada, ficara impossível remover os sedimentos e assim deixá-la bonita novamente. O ideal é que você faça pessoalmente esse serviço, mas se você não tem tempo, ou local adequado para fazer esse serviço procure alguém para fazê-lo, de preferência para locais especializados como as oficinas de motos, evite levar em lava rápido de automóveis ou em postos de combustível, pois em geral eles não tem preparo e conhecimento sobre o cuidado especial que se deve ter com uma motocicleta, podendo causar danos irreversíveis em sua motocicleta.

Dicas:
- Como estamos falando que lavagem é conservação, é importante então planejar essa ação, assim como planejamos serviços mecânicos.
- Para lavar sua moto disponha de: tempo para a execução da tarefa, local adequado, roupa apropriada, materiais e produtos específicos.
- Acostume-se a reservar pelo menos um dia da semana para a lavagem da moto.
- Planeje com antecedência a lavagem de sua moto, nunca deixe para a ultima hora.
- Evite datas que normalmente são complicadas como véspera e pós-feriados prolongados ou encontros de motociclistas.
- Ao levar para lavar em outro local, procure levar a moto com antecedência de pelo menos um dia antes da data agendada.
- A lavagem pode ser feita mesmo em dias frios ou chuvosos, pois normalmente nesses dias você não usa sua moto.

Tomás André dos Santos - tasmotos

Nenhum comentário: