quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dicas Rapidas de Conservação para Motocicletas

Em nosso dia a dia a gente vai recebendo diversas informações sobre conservação de motocicletas, seja em sites, foruns, ou revistas especializadas. Juntei varias dessas informações, fiz uma releitura delas, acrescentei minha experiencia e meu pensamento e estou disponibilizando para os amigos do Tas na Web:

- Utilização da Moto: Utilize constantemente sua moto, um dos fatores mais importantes para a conservação da moto é o seu uso freqüente, deixá-la parada sem uso por muito tempo é prejudicial para quase todos seus componentes, como: pneus, tanque de combustível, bateria, carburadores, e outros.

- Lavagem da Motocicleta I: Deixar de lavar a moto por muito tempo é bastante prejudicial para sua conservação, alguns sedimentos e micro sedimentos se fundem nos materiais, e esses pontos de sujeira irão funcionar como retentores de umidade e serão os causadores do inicio da oxidação.

- Lavagem da Motocicleta II: Evite lavar sua motocicleta em lava-rapido de veículos, normalmente os produtos e equipamentos utilizados são inadequados para a lavagem de motos. As maquinas de lavar de alta pressão tem jatos d’água muito forte, e danificam peças como colméia do radiador, contatos elétricos, etc.. O “Solupam” e o “Ativado” provocam manchas que nunca mais são retiradas alem de provocar a oxidação precoce de todas peças metálicas.

- Solução da Bateria: Verifique sempre a integridade da mangueira do respiro da bateria, caso haja vazamentos o prejuízo é certo, pois a solução de bateria (água com acido) ira manchar e corroer todo local onde teve contato, é muito comum verificar manchas na balança traseira da suspensão.

- Fluido de Freio: Com bastante freqüência examine visualmente a integridade da junta das tampas dos reservatórios de fluidos de freios, em especial o da frente que fica sobre o guidon, é comum se verificar vazamentos, o fluido de freio é corrosivo e “detona” todo local onde tem contato.

- Utilização de Chaveiros: Nunca utilize chaveiros e chaves diversas junto com a chave da moto, pois o volume e o excesso de peso das chaves diminuem a vida útil do miolo da fechadura, e acabam arranhando toda as partes onde tem contato, como da mesa da suspensão dianteira, e outras.

- Capa para Moto: O uso de capa para moto é uma opção que precisa ser bem planejada, deve-se escolher o modelo adequado para cada moto, evitar as muito pesadas. O ideal é utilizá-la somente quando a moto for ficar muito tempo sem rodar. Não colocá-la quando a moto estiver suja, pois a mesma ira riscar a pintura. Não colocá-la quanto o motor estiver quente, alem da possibilidade de queima e incêndio pelo contato com partes muito aquecidas como o escapamento, ao se colocar a capa sobre a moto quente ela ira formar umidade (vai suar) e essa umidade será a responsável pelo inicio de um processo de oxidação.

- Combustível e Tanque de Combustível: Alem de utilizar sempre combustível de boa qualidade, é aconselhável também tentar manter o tanque sempre cheio, principalmente quando a moto for ficar parada por certo tempo (não muito longo), pois a parte que fica sem combustível tende a sofrer um processo de oxidação.

- Bolsas e Alforjes: As bolsas e Alforjes devem ser utilizadas sempre com suporte adequado, quando a bolsa é colocada em contato direto com a pintura ou cromados da moto a mesma ira riscar esses locais por abrasão, principalmente em longas viagens.

- Proteção Provisória: Motociclistas mais experientes, principalmente de motos esportivas, têm o habito de colar provisoriamente adesivos tipo “contacto” nos locais mais vulneráveis da moto, como bico do para lama dianteiro e parte frontal da moto para protegê-la contra pedriscos, e na lateral do tanque e lateral da rabeta traseira para protegê-la da abrasão das pernas e das mochilas.

- Proteção Definitiva: Atualmente existem profissionais que fazem uma adesivagem quase que completa na moto para protegê-la, utilizam produtos profissionais que tem uma durabilidade muito maior, e quando desejar basta removê-los, que as peças que estavam protegidas estarão como novas.

- Bauleto: O uso de bauletos é a opção correta para transporte diário de objetos e capacetes, mas sua instalação deve ser bem planejada, na maioria das vezes o suporte para fixação do bauleto não é adequado, e sua colocação compromete componentes originais da moto. Procure instalar o suporte no mesmo local que vendeu o bauleto e exija garantia total do conjunto.

Tomás André dos Santos - tasmotos

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimas dicas, ainda mais pra quem tá começando a andar de moto. Parabéns pelo blog e pelo teu trabalho! Abraço. Diego Santos