sexta-feira, 16 de julho de 2010

Conceitos de Limpeza e Conservação de Motocicletas

A lavagem periódica completa, mais que o embelezamento, visa à conservação da motocicleta.
Para tomar a decisão de lavar a motocicleta, acima de tudo, deve-se avaliar o estado geral de conservação da mesma, ou seja, examiná-la em profundidade, como motor, transmissão, quadro, rodas, etc.
Não é só porque a motocicleta tomou uma chuva ou fez uma viagem muito longa que a mesma deve ser lavada.
É importante ressaltar que a conservação e beleza da motocicleta devem ser verificadas analisando a motocicleta como um todo. Muitos motociclistas olham apenas para o tanque e as demais peças pintadas, mas a beleza e a conservação devem ser de todas as peças em geral. Será soma de todos os detalhes que vai nos mostrar se motocicleta esta realmente conservada.
Não se deve deixá-la muitos meses ou anos sem uma lavagem completa, pois os sedimentos e micro-sedimentos com o passar do tempo vão se “fundindo” nas peças e a partir de certo tempo será impossível removê-los.
Se a motocicleta estiver conservada e suas peças realmente limpas, quando ela ficar suja por causa de uma chuva, por exemplo, basta fazer uma rápida lavagem, enxugar que ela ficara novamente bonita.
Se a motocicleta ficar muitos meses ou anos sem ser devidamente lavada e conservada, ficara impossível remover os sedimentos e assim deixá-la bonita novamente.
Normalmente os motociclistas avaliam o estado de conservação de sua motocicleta usando como base os seus conceitos de limpeza e conservação, é muito importante comparar com outras motocicletas, trocar experiências com outros motociclistas.
O conceito de limpeza e conservação varia muito para cada motociclista, existem motocicletas que “estão sujas”, são aquelas bem conservadas e que estão ocasionalmente sujas porque rodaram em dia de chuva, por exemplo. Existem motocicletas que “são sujas”, ou seja, podem não apresentar uma sujeira recente, mas ao olharmos detalhadamente poderemos ver que suas peças e componentes estão incrustadas de sedimentos antigos e ferrugens, de difícil remoção.
A falta de uso por um tempo prolongado também é prejudicial para a motocicleta, em especial as peças polidas e os cromados, somente a limpeza periódica e freqüente com ceras especificas podem realmente conservar essas peças por muito tempo.
Alem do prazer que a busca da conservação traz para o verdadeiro motociclista, é importante ressaltar que uma motocicleta bem conservada trará sempre benefícios financeiros na hora da revenda.

Tomás André dos Santos - tasmotos