terça-feira, 27 de abril de 2010

Equipamentos de segurança para o uso da motocicleta

Historia:
Durante muitos anos os motociclistas no Brasil pilotaram suas motocicletas sem preocupar-se com a segurança pessoal. A obrigatoriedade de uso de capacete tem pouco mais de uma década. Atualmente com o crescimento acelerado da industria de motocicletas em todo o mundo, começou-se também a pensar na segurança do piloto, a partir daí a industria em geral começou a produzir a mais variada linha de roupas e acessórios para uso específico na pilotagem de motociclistas. Ainda existe muita relutância por parte de alguns motociclistas em utilizar os equipamentos corretos para pilotar uma motocicleta.

Questão Cultural:
Em virtude dos motociclistas mais antigos serem do tempo que não existia equipamentos específicos para se andar de motocicleta, fica difícil para alguns desses motociclistas aceitarem o uso diário e rotineiro desses equipamentos. No passado só os pilotos de competições utilizavam “roupas” especiais para pilotar. Em decorrência da legislação da época, nem o uso do capacete era obrigatório.

Questão do Clima:
Em nosso país um dos fatores que mais dificulta a correta utilização dos equipamentos adequados para a pilotagem de motocicletas é o fator climático, por residirmos em um país tropical com temperaturas elevadas, muitos motociclistas usam a alegação do calor, por causa disso alguns cometem os maiores absurdos, como pilotar de camiseta, bermuda e chinelos, expondo-se a situações de alto risco.

Questão de interpretação:
Muitos motociclistas ainda referem-se a esses itens como “roupa para andar de moto”, mas na realidade temos que passar enxergá-las como equipamentos individuais de segurança para pilotagem de motocicletas, somente a partir daí nosso conceito sobre eles poderá mudar.

Disponibilidade e Custo:
Um dos fatores que também sempre dificultaram a utilização desses equipamentos era a dificuldade de encontrá-los e seus preços exorbitantes. Atualmente a oferta de produtos é enorme, e os preços estão baixando a cada dia. Existe uma variedade maior de produtos com preços para todos os bolsos. Há alguns anos atrás, por exemplo, tínhamos a disposição capacetes sem qualidade a preço baixo ou então capacetes importados com preços exorbitantes. Atualmente encontramos capacetes das mais variadas procedências, nos mais variados modelos, em todas faixas de preços imagináveis.

Equipamentos mais utilizados:
Os equipamentos utilizados no dia a dia, em geral devem ser o Capacete, a Jaqueta, as Luvas, e a Bota. Mas existem outros equipamentos também importantes como óculos de sol, capas de chuva, etc. E ainda uma variada gama de equipamentos específicos conforme a utilização da motocicleta, equipamentos específicos para uso esportivo, equipamentos para viagens, equipamentos para uso profissional, etc.

Porque Usar:
O uso desses equipamentos esta intimamente ligado à consciência que os motociclistas devem ter com a sua segurança. No setor automobilístico, nos últimos anos ocorreu uma evolução constante e natural no pensamento sobre segurança dos fabricantes de veículos, e a partir dai observamos com naturalidade os diversos equipamentos de segurança que passaram a incorporar os automóveis como o cinto de segurança, o air bag, os freios abs, carrocerias que absorvem impacto, etc. No motociclismo a coisa é mais complicada, pois a segurança não esta só na melhora técnica das motocicletas, mas também da forma como nos vestimos, ou seja, de como utilizamos a motocicleta de forma adequada com os equipamentos de segurança pessoal.

Tomás André dos Santos – tasmotos